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Mapa conceitual do texto: Currículo, conhecimento e cultura.

 


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Cordel sobre o texto: O processo de seleção de conteúdos como uma seleção cultural

  No primeiro passo para um currículo Os conteúdos começam a separar Para escola ou sistema educacional Os temas importantes considerar   Mas na verdade é preciso cuidado Há muito o que pensar e questionar Para evitar que nesse processo As culturas tendam a selecionar   Graças as funções sociais da escola Conteúdos não são só conhecimentos São valores, atitudes, técnicas Pensamentos e comportamentos   Para evitar a seleção cultural É preciso a cultura conhecer Para entender sua importância E esse erro não cometer   A cultura é aquilo que se produz Dentro de um grupo social A cultura facilita e organiza A construção simbólica ou material   A expressão cultural pode ser Significados, costumes, rituais... Sentimentos que rodeiam as pessoas Tanto coletivos quanto individuais   Assim, há uma diversidade de culturas Seja brasileira, nordestina, sulista Cultura de massa, indígena, erudita Popular, negra e também feminista  

Questões dos seminários

Questão do seminário 1: Quais as principais características das teorias tradicionais ao conceberem a sociedade, o conhecimento, a escola, a aula, o(a) professor (a) e o(a) aluno(a)? Resposta: Ao tomar o status quo como referência, as teorias tradicionais se concentravam nas formas de organização e elaboração do currículo. Os modelos tradicionais se prendiam à atividade técnica de como fazer um currículo. Chamadas de teorias tecnocratas. Não estavam preocupados em fazer algum questionamento mais incisivo com relação aos arranjos educacionais existentes, às formas dominantes de conhecimento ou, à forma social dominante. Essa composição de organização de currículo correspondia ao tipo de pensamento sobre a organização e funcionamento da sociedade daquele período, que era Positivista, pois entendia que a educação deveria ser neutra, utilitarista, repetitiva, obediente baseada em conhecimentos científicos, considerados úteis para aquele momento histórico, já que as sociedades encontravam-se