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Cordel sobre o texto: O processo de seleção de conteúdos como uma seleção cultural

 

No primeiro passo para um currículo

Os conteúdos começam a separar

Para escola ou sistema educacional

Os temas importantes considerar

 

Mas na verdade é preciso cuidado

Há muito o que pensar e questionar

Para evitar que nesse processo

As culturas tendam a selecionar

 

Graças as funções sociais da escola

Conteúdos não são só conhecimentos

São valores, atitudes, técnicas

Pensamentos e comportamentos

 

Para evitar a seleção cultural

É preciso a cultura conhecer

Para entender sua importância

E esse erro não cometer

 

A cultura é aquilo que se produz

Dentro de um grupo social

A cultura facilita e organiza

A construção simbólica ou material

 

A expressão cultural pode ser

Significados, costumes, rituais...

Sentimentos que rodeiam as pessoas

Tanto coletivos quanto individuais

 

Assim, há uma diversidade de culturas

Seja brasileira, nordestina, sulista

Cultura de massa, indígena, erudita

Popular, negra e também feminista

 

Vemos que a cultura não é homogênea

A cultura é múltipla, é plural

Então o currículo não pode desconsiderar

Os conhecimentos da cultura geral

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Questões dos seminários

Questão do seminário 1: Quais as principais características das teorias tradicionais ao conceberem a sociedade, o conhecimento, a escola, a aula, o(a) professor (a) e o(a) aluno(a)? Resposta: Ao tomar o status quo como referência, as teorias tradicionais se concentravam nas formas de organização e elaboração do currículo. Os modelos tradicionais se prendiam à atividade técnica de como fazer um currículo. Chamadas de teorias tecnocratas. Não estavam preocupados em fazer algum questionamento mais incisivo com relação aos arranjos educacionais existentes, às formas dominantes de conhecimento ou, à forma social dominante. Essa composição de organização de currículo correspondia ao tipo de pensamento sobre a organização e funcionamento da sociedade daquele período, que era Positivista, pois entendia que a educação deveria ser neutra, utilitarista, repetitiva, obediente baseada em conhecimentos científicos, considerados úteis para aquele momento histórico, já que as sociedades encontravam-se